Minha Vida na Universidade Hoje
- Andrea Chang Iturriaga
- 21 nov 2017
- 3 Min. de lectura
Meu querido diário,

Eu tenho tantas coisas para te contar hoje. Ontem, estava almoçando com as meninas, e nos lembramos de como éramos nos primeiros semestres e vimos como nós eramos agora, todo o q
ue nós aprendimos. Sabe? Algumas vezes é só olhando para trás que você pode reconhecer todos as suas mudanças, bons e más.

Por exemplo, eu tenho melhorado muito meu inglês nestes anos. Acho que a ajuda do Dirk tem sido muito importante para eu melhorar. Eu estava confiada com a minha fala, mas sei que sempre há alguma coisa mais para melhorar e para aprender, e o Dirk, como nativo em inglês, tem me ajudado muito em questões de aprender novas coisas da fala nativa, da linguagem coloquial e formal, e da idiomaticidade da língua. Agora que ele voltou para os Estados Unidos, todos ficamos muito tristes porque ele é um excelente professor e um bom amigo para nós.
Também acho que tenho melhorado meu português. Ainda fico um pouco desesperada cuando tento falar ao ritmo normal dos brasileiros e termino cometendo erros ou gaguejando. Sei que é por causa da interferência muito forte do espanhol cuando tento falar rápido. Nesses momentos meu cerebro pensa muito rápido no que eu vou dizer e termina voltando de novo para o espanhol. Mas devagar se vai longe e eu devo ter muita paciência e cuidado, e me lembrar de que eu ainda tô aprendendo. Aprender uma nova língua é sempre um proceso longo, mas muito satisfatório para mim.
E falando de novas línguas! Na Semana da Tradução da faculdade, nós conhecemos um professor da faculdade de música en uma conversa que nós tivemos com o professor Jean-Pierre sobre como aprender uma nova língua sozinho. Esse professor morou na Rússia por três anos porque fez um mestrado lá e aprendeu russo. Nós ficamos muito emocionadas e depois que o Jean-Pierre falou com ele, o professor aceitou ensinar-nos um poquinhos nessas últimas semanas do semestre. Eu gosto muito do russo e sempre quis aprendé-lo, ainda mais depois que eu conheci a Yulia e a Anastassiya. Eu te contei? A Nasta se casou com seu noivo, ele adotou o filho dela e ela está grávida de novo!! Ela está muito feliz. Eu gostaria de vê-las de novo, têm passado já três anos.
Bom, não é hora de ficar com saudade. Este semestre tem sido especialmente difícil para todos pelo proceso de postulação para a CIUTI. Todos estávamos nervosos pela visita das avaliadoras. Eu também porque elas foram para a minha aula de Tradução Direita e nos fizeram perguntas sobre o curso. Felizmente, parece que todo deu certíssimo e elas ficaram muito contentes com o que viram. Só temos que esperar a resposta da CIUTI em março... ou era maio? Eu já nem lembro, kk.


Outra coisa muito legal destes anos na universidade foi que conheci muitas pessoas muito boas e interessantes. Ao meu grupo de amigas com a Mayra e a Tainara somaram-se a Rocio e a Kiara. Você sabe que gosto de ter poucas mas boas amizades, assim que com elas estou muito contente. Também neste tempo na universidade conheci pessoas muito importantes no mundo da tradução e da interpretação. Por exemplo, conheci a Elena Nida, a esposa do Eugene Nida, que escreveu sobre a teoría da equivalência dinámica da tradução, e ao Ian Mason, com quem todos temos pesadelos, kkk. Poder conhecê-los e falar com eles tem sido muito especial para mim, porque eles me ensinaram muito mais do que às vezes aprendo nos livros e porque é muito bonito ver a paixão que eles têm pelo que fazem.
Também te conto que estas últimas semanas têm sido realmente cansativas. Eu tô exausta e tenho tido tantas coisas para fazer que não tenho desenhado nada em todo o semestre. Mal posso esperar a acabar as aulas. Os exames finais são em 4 semanas. Vou estudar muito para não ficar desesperada no último minuto... e porque tenho que ir ao show do Bruno Mars. Sim, sim. Eu sei que o show será na quinta-feira da semana de exames. Mas eu lutei por muito por poder comprar o ingresso ao concerto. E eu me recuso a me perder dele. Você vai ver, meu diário. Eu vou ter boas notas nos exames e irei ao concerto porque querer é poder. E eu quero muito ver o show do Bruno Mars. Muito, muito.
Bom, meu diário. Me despeço novamente. Eu tenho muitas coisas para fazer e muito para estudar. Te escreverei de novo cuando tiver algo mais para te contar.
Até a próxima,
Andrea
Palavras: 761
Comments